Profissão dos pais e o Mercado de trabalho



Se eu escolher a profissão dos meus pais, será mais fácil entrar no mercado de trabalho?


Primeiramente começamos analisar as profissões dos nossos pais, e ai percebemos que havia uma divergência no pensamento, afinal somos um grupo com quatro integrantes, e nossos pais têm profissões diferentes. Vamos citá-las a seguir e questioná-las:



Depoimentos:


Pais de Jonatha

Ida Dechering Leoni - Serviços gerais / Limpeza Hospitalar

Primeiramente vamos especificar o que é uma Limpeza Hospitalar:

É o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local. Utensílios comumente utilizados para realização da limpeza: Moppi, sabão, desinfetante, detergente, álcool, rodo, calçados fechados e principalmente luvas. A limpeza hospitalar é realizada por contratados, que necessitam de conhecimentos sobre aplicação de produtos e técnicas para desinfecção de superfícies. Esta categoria é subdividida em duas, sendo a limpeza concorrente (para manutenção do ambiente) e a limpeza terminal (para completa desinfecção do local).


Seria fácil entrar no mercado de trabalho, pois o serviço de limpeza é essencial para a sociedade como um todo, pois além de se tratar de condição básica para a saúde, gera a sensação de conforto e bem-estar dos ambientes. Pois também é uma profissão que muitas pessoas interagem, não por ganhar bem, mais sim por ser uma profissão essencial.



José Carlos Leoni – Agente Funerário

Primeiramente vamos especificar o que faz um Agente Funerário:

Os agentes funerários realizam tarefas referentes à organização de funerais, providenciando registros de óbitos e demais documentos necessários. Providenciam liberação, remoção e traslado de cadáveres. Executam preparativos para velórios, sepultamentos, conduzem o cortejo fúnebre. Preparam cadáveres em urnas e as ornamentam. Executam a conservação de cadáveres por meio de técnicas de tanatopraxia ou embalsamamento, substituindo fluidos naturais por líquidos conservantes. Embelezam cadáveres aplicando cosméticos específicos. O acesso às ocupações requer a conclusão do Ensino Fundamental. Os Agentes funerários estão aptos a especializar-se em tanatopraxia, técnica de conservação de cadáveres, com duração de quarenta horas.

É fácil entrar no mercado de trabalho, pois interage com os outros e tem futuro na frente para montar um laboratório de tanatopraxia e conhecer mais sobre o corpo humano.



Jonatha Leoni – Estudante

Acredito que acima de tudo temos que seguir uma profissão onde sejamos primeiramente felizes fazendo o que gostamos afinal o sucesso profissional e financeiro é uma conseqüência do que fazemos de melhor. Desde pequenos, já nos perguntam, sem nem termos tempo de saber o que é o mundo, o que vamos ser quando crescermos. Respondemos as mais comuns, como advogado, bombeiro, médico ou outras mais legais, como astronauta. Mais ainda somos imaturos e não sabemos o que queremos. Penso que as profissões de meus pais são ótimas, porque se não fossem, eles não estariam nelas. Pois é daí que vem o dinheiro para o nosso sustento. Eu simplesmente não me encaixaria nessas profissões, pois quero ser médico. Não é bem pelo fato financeiro, se bem que ganhar bem não é tão ruim. HAHA Pois assim poderia dar uma vida melhor para meus pais, retribuindo tudo aquilo que um dia eles fizeram por mim. Mais sim pelo fato que sempre gostei e continuo achando ser o que quero para mim. A profissão de meus pais, além de ser muito procurada no mercado de trabalho, também é uma profissão muito importante. Pois quem morre não é jogado em qualquer lugar, tem que ter alguém para arrumar o corpo e enterrá-lo. A mesma coisa com a limpeza hospitalar, se ninguém limpar, as pessoas que iram se consultar fizer algum tipo de cirurgia, terão mais risco de se infeccionar e acabarem morrendo.


Pais de Monique

Rita de Cássia M. Petry – Pintora

Primeiramente vamos especificar o que é uma Pintora:

Refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel,tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes;

Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele se apropria principalmente de materiais secos.



Edemar Marcelo Petry – Mecânico

É um profissional que atua na engenharia automobilística.



Monique May Petry - Estudante

Bom, meu pai é mecânico e é proprietário da Oficina em que trabalha. Acho muito difícil eu seguir a carreira dele, não por achar que mecânica é para homens, e sim, porque não me interesso muito. Ele influencia meu irmão a seguir esta profissão, tanto para ser mecânico ou para atuar na área de administração da Oficina. Talvez eu fosse seguir na parte de administrar o negócio dele, mas meu interesse é por outras coisas. Claro que ele faz questão que os filhos continuem o que ele começou, mas eu pretendo seguir outra carreira. Sei que meu irmão sofre grande influência da parte dele, e por isso ele é indeciso em que fazer; seguir sua própria profissão ou a do pai. Vai de cada um a escolha, mas a influência que os pais exercem sobre os filhos deve ser avaliada, para não se fazer a escolha errada.

Pais de Morgana


Eliana Cadilhac Kemper – Professora

Primeiramente vamos especificar o que é uma Professora:

É a profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico. Em 15 de Outubro se comemora o Dia do Professor. É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela. Nas séries iniciais da escolarização, temos uma porcentagem elevada de mulheres exercendo a função; no Brasil, com o passar dos níveis escolares, vemos a inversão dos percentuais em favor dos homens.


Orlando Kemper – Agricultor

Primeiramente vamos especificar o que é um Agricultor:

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.

O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".

A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.


Morgana Kemper – Estudante

Bom há muito tempo sonho ser Bióloga, porque sempre gostei dos animais e de estar em contato com a natureza. Observar e analisar a fauna e a flora de modo amplo e aprofundado. Mas agora tenho minhas dúvidas, não tenho a total certeza de que quero seguir esta profissão, pois ainda tenho tempo para decidir o que realmente quero.

Com certeza as duas profissões são muito importantes, pois o agricultor, em uma cidade pequena como a nossa, que tem como principal atividade econômica a agricultura, desempenha um papel fundamental na vida da população. O capital da cidade vive em torno dessa atividade, pois com o dinheiro que obtêm com a produção é que movimenta o comércio.

Já a profissional educacional é uma profissão essencial, pois independente do local onde você decidir morar nunca irá faltar oportunidade de emprego nessa área.



Mãe de Vanessa

Marli Terezinha Dechering – Professora

Sou professora, Pedagoga e pós-graduada. Exerço essa profissão há 31 anos. Escolhi essa profissão, porque desde minha infância, gostava muito de ler, era apaixonada pela escola e admirava meus professores. Eles eram meus ídolos.

Meus pais eram agricultores e em nenhum momento fui influenciada por eles. Tive sim um grande apoio moral e financeiro para poder cursar o ensino médio e assim ir em busca dos meus objetivos. Cursei a faculdade de pedagogia em 2000, e com essa faculdade me abriu caminhos e pude compreender melhor meu papel de educadora. Percebo que as mudanças sociais só serão possíveis se você, a cada dia, conseguir através de sua pratica pedagógica ajudar seus alunos a ler não apenas palavras, frases, textos, mas também a realidade social que a cercam, percebendo-se como sujeito educativo que ao aprender ensina e que ao ensinar aprende.

Minha experiência como mãe, professora, educadora, poderá influenciar na escolha profissional de minhas filhas, pela convivência que temos e até mesmo porque é uma profissão muito procurada, um tanto desvalorizada, mas no fundo gratificante.

Não quero, em momento algum, interferir em suas escolhas profissionais. Penso que nossos filhos devem ter certeza do que querem, sentir-se felizes e realizados.

Estamos no século XXI, era da globalização e informática, muitas coisas novas acontecendo, muitas opções diferencias de trabalhos, muitos cursos à distancia, levando nossos jovens a optar por escolhas e caminhos diferentes.

Tenho uma filha que já está seguindo essa profissão. Formou-se este ano em pedagogia, tudo leva a crer que seguirá a minha profissão. Estarei sempre ao seu lado colaborando no que for necessário principalmente porque ser professor educador nos tempo atua quatro elementos são essenciais: ter o dom da paciência, equilíbrio emocional, diálogo professor- aluno e muita criatividade.

Sabemos que o aluno apenas passa pela escola, e não permanece nela, ele deve ser preparada para a sociedade, para a cultura, para o mundo. E o papel do professor é contribuir para que tenhamos alunos críticos, participativos, conhecedores do seu saber, capaz de ler o mundo além dos muros da escola.


Vanessa Dechering – Estudante

Desde pequena meu sonho sempre foi ser professora, como a minha mãe. Mas com o passar dos anos, novos ‘sonhos’ foram surgindo, pensei em cursar história, biologia e até geografia.

Chegando a hora do tão esperado vestibular, mais indecisos vamos ficando, e é necessário fazer essa escolha. Gostaria de cursar algo que realmente tivesse futuro, que eu tivesse oportunidade de exercer aquilo que eu realmente gosto, e me sinto realizada profissionalmente.

Minha mãe nunca interferiu na escolha da minha futura profissão, mas acredito que eu me daria bem nessa área, pois tenho fortes influencias já que minha mãe e minha irmã trabalham nessa área. Penso sim, em seguir a mesma profissão de minha mãe, ou então cursar psicologia.



Apesar das vantagens, a decisão de seguir a mesma profissão do pai ou da mãe ainda é vista com certo preconceito de uma época em que os pais muitas vezes davam a palavra final na escolha dos filhos. O que foi bom para o pai nem sempre será bom para o filho. Se você gosta mesmo dessa profissão e sua escolha está de acordo com suas opiniões, vá em frente. Mas não decida apenas porque seu pai ou sua mãe querem que você siga a mesma profissão ou se você acha que muitas portas se abrirão.

Escolher a profissão dos pais pode ser meio caminho andado, pois assim saberemos de todos os riscos, como a “coisa” funciona, as partes ruins, as legais. Assim saberemos tudo, pois convivemos diretamente com a profissão. Por esses e outros motivos é que muitas pessoas decidem seguir a profissão dos pais, e não é errado, desde que você se identifique com ela. Agora se você tomar a decisão somente por influência dos pais, isso não será a decisão mais correta, se você esta em dúvida é bom escutar os conselhos dos pais, mas tenha em vista que a escolha que vai ser feita é pra você, e não para eles.

Vídeos Interessantes









2 Responses
  1. Estamos agora em reunião. Aproveitamos para dar uma olhadinha no trabalho de vocês. Estamos orgulhosos, apoiando e torcendo por vocês. Parabéns pelo desempenho, esforço e criatividade

    Ass Todos os seus professores


  2. PARABÉNS!
    GOSTEI. ESTOU TORCENDO POR VOCÊS.
    CONTINUEM NA LUTA.